NARA

Núcleo de Apoio à Pesquisa em Radioastronomia

Missão: Incentivar a produção científica em Astronomia e Cosmologia realizada por meio de observações em radio, absorver e desenvolver tecnologias relacionadas, incluindo interferometria de longa distancia.


 

NARA recebe os primeiros dados do ALMA

O primeiro tempo de observação concedido pelo grande interferômetro internacional ALMA a um pesquisador brasileiro foi para Dra. Zulema Abraham, do NARA. Este tempo de observação foi obtido enfrentando uma enorme competição, com mais de 1000 solicitações de tempo para a primeira rodada do ALMA, quando este instrumento ainda estava incompleto. As observações foram feitas e os dados, recebidos por Dra. Abraham em janeiro de 2013, ainda se encontram em análise. O objeto observado foi Eta Carina, uma estrela super massiva de nossa Galáxia, que apresentou no passado fortes eventos de ejecção de massa e pode eventualmente vir a explodir como supernova. Dra. Abraham vem observando Eta Carina há vários anos em frequências radio menores, utilizando o radiotelescópio de 13.7 m do Itapetinga, e trabalhando em modelos teóricos para explicar os dados. As observações em altas frequências e alta resolução angular, obtidas agora, serão cruciais para confirmar seus modelos.

Notícias

Preliminary Design Review da antena foi realizado nos dias 24 e 25 de Setembro de 2014.

Projeto LLAMA teve início após assinatura do convênio com a Argentina. A construção da antena iniciou-se em Julho de 2014

NARA recebe os primeiros dados do ALMA



Noticiário sobre o LLAMA em jornais argentinos



Visita da Diretoria do LLAMA ao futuro radiotelescópio no deserto de Atacama, Argentina.

Deserto de Atacama, Argentina,
26 de setembro de 2012.