Órbitas dos planetas no Sistema Solar

As figuras abaixo foram feitos para dar uma idéia do tamanho do Sistema Solar. As órbitas nas figuras abaixo estão em escala, os planetas e o Sol não estão em escala.

Órbita dos planetas telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e planeta anão (Ceres). Próximo à órbita de Ceres encontram-se milhões de asteroides conhecidos.

Para referência, a distância média entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de km ou 1 UA (Unidade Astronômica). Nas figuras abaixo (vista perpendicular e em perspectiva do Sistema Solar), a órbita da Terra é sempre azul claro (ciano). Os números em violeta, próximos aos círculos tracejados, indicam a distância ao Sol em UA.

O Sol está representado por uma esfera laranja, fora de escala, ampliado por um fator 4.


Planetas jovianos (órbitas de Júpiter e Saturno em verde), o Sistema Solar interno (órbitas amarelas) e a órbita da Terra (ciano). Entre Júpiter e Marte vemos o cinturão de asteroides, onde o planeta anão Ceres também orbita. Os planetas não são visíveis nestas figuras.


Todos os planetas jovianos: Netuno, Urano, Saturno e Júpiter. Nesta escala mal podemos ver o Sistema Solar interno e aparecem trechos das órbitas dos planetas anões Plutão, Éris, Makemake e Haumea. Netuno se encontra a cerca de 4,5 bilhões de km do Sol ou 30 UA. Note como as órbitas dos planetas anões são inclinadas em relação ao plano orbital dos planetas.


Visão geral do Sistema Solar. O planeta anão Éris orbita entre 5,7 e 14,6 bilhões de km do Sol (37,8 e 97,6 UA). Na região além de Netuno, temos o cinturão de Kuiper (pronuncia-se “káiper”) com cerca de 35 mil objetos com mais de 100km de diâmetro e milhões de objetos menores. Os cometas de "curto" período (menor que 200 anos) devem ter se originado neste cinturão.

Mais informações sobre as órbitas do planetas e asteróides, veja aqui.


Algumas estrelas estrelas são realmente gigantes. O Sol é invisível nesta escala. mu Cephei (constelação da Cefeida) tem um brilho aparente fraco mas é uma das maiores estrelas conhecidas, com diâmetro comparável ao diâmetro da órbita de Saturno.

Estrelas realmente gigantes


Para ver o tamanho relativo dos planetas e estrelas, clique aqui.

Para ver o sistema Terra–Lua–Sol, clique aqui.


Gastão B. Lima Neto
IAG/USP
01/2008, 09/2020