07/10/2009 – 14h – Auditório Principal, Bloco G – IAG/USP

Elysandra Figuerêdo

IAG/USP

Título/Title: Uso da tecnologia no ensino de astronomia: presencial e a distância

Resumo/Abstract:

Em um país de dimensões como o Brasil, pensar em uma educação inovadora, que seja ao mesmo tempo de excelência, inclusiva e sem fronteiras, parece uma tarefa um tanto utópica. De fato, considerando e dimensionando as dificuldades relativas à formação de professores de ciências no Brasil e a consequente deficiência na qualidade do ensino básico, para obter um progresso nessa área seguindo os padrões tradicionais de ensino, seriam necessários algumas centenas de anos. Por outro lado, com o advento da internet e através das tecnologias de ensino de ampla capacidade de acesso, como é o caso do ensino a distância - EaD, essa tarefa pode se tornar um pouco mais factível.

Hoje em dia vivemos e trabalhamos com alunos que já nasceram na era digital. A demanda por ensino a distância nas diversas áreas de atuação existe e a cada dia se intensifica. No entanto, educados dentro do sistema tradicional, somos assombrados por uma série de questões e inseguranças que, por vezes, nos impedem de romper preconceitos e aceitar o inevitável progresso. Nesse seminário irei discutir essas questões assim como revisar alguns recursos disponíveis, dentro dos conceitos da tecnologia de informação e comunicação, que podem ser utilizados extensivamente para melhorar a qualidade do ensino de astronomia, seja ele presencial ou a distância.

Encerrarei esse seminário apresentando a proposta de um curso de capacitação na área de astronomia, que deverá ser oferecido a distância, para professores de ciências do ensino fundamental e médio, em 2011 em formato experimental. Esse curso será desenvolvido pelo INCT de Astrofísica que propôs, como um dos seus cinco objetivos estratégicos, uma linha de ação voltada para a disseminação de conceitos básicos de astronomia, no âmbito escolar.

<= Volta para lista de seminários/Back to seminar schedule