23/08/2005 TERÇA-FEIRA – Auditório 1 “Kenkichi Fujimori”– IAG/USP

Dr. Alex Cavaliéri Carciofi

IAG/USP

Título/Title: Modeling the structure of hot star disks: a critical evaluation of the viscous decretion scenario

Resumo/Abstract:

Uma importante característica das estrelas Be clássicas é a presença de um disco bastante denso e geometricamente muito fino. A estrutura do disco, suas propriedades físicas e, mais fundamentalmente, seu processo de formação têm sido alvo de intensos estudos na literatura recente.

Neste seminário, nossa atenção estará voltada ao cenário Kepleriano, que tem ganhado suporte na literatura como um cenário muito provável.

O cenário Kepleriano consiste, basicamente, de um disco com uma estrutura de velocidade quasi-Kepleriana, suportado verticalmente pela pressão hidrostática, e cuja estrutura radial é governada pela viscosidade.
Uma dificuldade para se modelar tal disco é que, como sua estrutura é controlada pelas equações de equilíbrio hidrostático, a solução para a densidade tem que ser feita de forma auto-consistente com a solução de equilíbrio radiativo.

Apresentamos soluções para o disco circunstelar de estrelas Be clássicas usando um código de Monte Carlo NLTE e comparamos nossos modelos com as observações de duas estrelas Be, zeta Tauri e delta Scorpii. Acreditamos que nossos resultados trazem fortes evidências em favor do cenário Kepleriano para os discos de estrelas Be.

 

<= Volta para lista de seminários/Back to seminar schedule