14/12/2005 – 14h – Auditório Principal, Bloco G – IAG/USP

Dr. Antônio Kanaan

Depto. de Física, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/S.C.

Título/Title: O Observatorio Robotico da UFSC – estudos conceituais e implementacão prática

Resumo/Abstract:

Neste seminário gostaria de apresentar o conceito do observatório robótico que estamos desenvolvendo na UFSC. A idéia central que norteia nossos esforcos é a de implementar um sistema distribuído. Neste conceito várias “entidades” (programas) conversam entre si através de uma rede local compartilhando informacões e responsabilidades. Nosso sistema passa atualmente por uma “revolucão” completa pois estamos implementando o conceito de sistema distribuído até as últimas consequências.

No estágio atual o sistema controla simplesmente um telescópio, uma câmera CCD e uma estacão meteorológica. Com o novo sistema integraremos vários “instrumentos virtuais” que terão mais ou menos o mesmo status que os instrumentos reais porém serão na realidade sequências de operacões feitas com os instrumentos reais. Um exemplo disto é o focador. Este instrumento virtual na realidade é um programa que age como uma “entidade” do observatório que uma vez chamada foca o telescópio.

O sistema todo está sendo construído com duas idéias em mente: simplicidade e flexibilidade. Nosso objetivo principal é desenvolver um esqueleto de telescópio robótico que seja independente do hardware e que implementacões em observatórios diferentes dependam apenas de alteracões nas partes de baixo nível de nossos programas.

 

<= Volta para lista de seminários/Back to seminar schedule