01/06/2005 – Auditório Principal Bloco G – IAG/USP

Dra. Sílvia M. Giuliatti Winter

Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia/UNESP – Guaratinguetá

Título/Title: Sonda Cassini: região do anel F de Saturno

Resumo/Abstract:

Os dados enviados pela sonda Cassini, desde sua chegada ao planeta Saturno, têm alterado e confirmado nosso entendimento da região próxima ao anel F.

O anel F de Saturno merece atenção especial por ser um anel estreito que apresenta variações radial e azimutal em toda a sua extensão. Os dois satélites próximos, Prometeu e Pandora, exercem uma grande influência em toda sua estrutura, além das pequenas luas que possivelmente estão imersas no anel.

Dentre os dados apresentados pela sonda estão a confirmação da continuidade da estrutura múltipla do anel, após 20 anos ter sido detectada pelas sondas Voyager, e o efeito da aproximação com Prometeu. Nossas simulações numéricas mostram o efeito de Prometeu durante a passagem das sondas Voyager (em 1981) e Cassini.

A estrutura múltipla pode ter sido originária da perturbação de imersos satélites no anel, pequenos demais para serem captados pelas sondas Voyager. Nossos resultados mostram que esses satélites não são estáveis devido aos efeitos de Prometeu e Pandora, o que pode vir a comprometer a estrutura múltipla.

 

<= Volta para lista de seminários/Back to seminar schedule