13/10/2004 – Auditório Principal Bloco G – IAG/USP

Msc. Cristina Leite

Instituto de Física/Faculdade de Educação – USP

Título/Title: Os professores de Ciências e suas formas de pensar a Astronomia

Resumo/Abstract:

A astronomia normalmente é levada para a sala de aula por professores do ensino fundamental nas aulas de ciências. No intuito de compreender a forma de pensar desses professores alguns elementos da astronomia, efetuamos uma pesquisa com uma amostra desses profissionais da rede pública de ensino. Realizamos entrevistas semi-estruturadas, individuais e filmadas em vídeo, cujo ponto central era a possibilidade de construção dos elementos astronômicos numa perspectiva tridimensional.

Os resultados indicam um Universo contendo: Sol, estrelas, planetas e Luas, onde o Sistema Solar é parte do todo e algumas vezes concebem o Universo como o próprio Sistema Solar. Os objetos estão no céu ou no Universo que para muitos se restringe ao espaço que está acima da Terra. A forma plana dos objetos astronômicos e a estrutura da montagem do Universo é uma característica marcante. Quanto aos fenômenos surgem dificuldades na articulação das respostas. Muitos indicam Sol e estrelas como coisas diferentes: Sol é um objeto quente e as estrelas são frias. Alguns nunca ouviram falar no buraco negro! Eles perguntavam: “qual, o buraco na camada de ozônio?”. Os resultados são surpreendentes, nos preocupam e certamente indicam uma urgência nos programas de formação continuada para professores no conteúdo de astronomia, afinal os PCN´s indicam fortemente o ensino desse conteúdo.

 

<= Volta para lista de seminários/Back to seminar schedule