Retorne
Título               : Estrelas, Nebulosas e Evolução Galáctica  
Conferencista: Walter Maciel, IAG/USP  
Data                  : Quarta-feira 13/11/02 14H00M  
Local                 : Auditório Principal - CUASO  
Sumário           :

A evolução da nossa Galáxia, a Via Láctea, assim como a evolução das galáxias em geral, inclui sua evolução química e dinâmica. Isto significa que os processos dinâmicos como colapso, fluxos radiais, ventos, infall, etc. ocorrem simultaneamente com a evolução química, traduzida pelas transformações químicas que acontecem nas estrelas e no meio interestelar ao longo da evolução dagaláxia.

O estudo da evolução galáctica depende, portanto, da determinação de vínculos associados a esses processos químicos e dinâmicos, os quais devem ser satisfeitos pelos modelos de evolução construídos para as galáxias.

Nesta palestra, serão considerados alguns dos vínculos observacionais mais importantes ao estudo das galáxias espirais, em particular da nossa Galáxia. Para isto, serão analisadas algumas propriedades das estrelas, em particular daquelas de tipo solar, que têm uma alto tempo de vida, e das nebulosas fotoionizadas, em particular as nebulosas planetárias e regiões HII.

Como exemplos ilustrativos, serão discutidos alguns resultados recentes como: a relação idade-metalicidade na Galáxia, a história da taxa de formação estelar, a função de massa incial, a existência de gradientes radiais de abundância em galáxias espirais e as variações radiais e temporais desses gradientes.