Retorne
Título               : Astronomia de Ondas Gravitacionais  
Conferencista: Oswaldo Duarte Miranda, DF/ITA  
Data                  : Quarta-feira, 23/10/02 14H00M  
Local                 : Auditório Principal - CUASO  
Sumário           :

A possível detecção nos próximos anos de ondas gravitacionais, através de detectores a laser baseados no solo como o projeto americano LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) e o experimento europeu VIRGO, abrirá uma nova janela astronômica, para o estudo do Universo, na faixa em freqüências de 10 Hz a 10 kHz. A entrada em operação desses detectores, em conjunto com detectores do tipo massa-ressonante, acelerará a transformação, que já vem ocorrendo há alguns anos, da astrofísica relativística de um ramo quase totalmente teórico para observacional.

Além disso, se a proposta de um outro interferômetro a laser, baseado no espaço e com escala de cinco milhões de quilômetros, for levada adiante (antena LISA - Laser Interferometer Space Antenna), uma outra janela de observação na faixa em freqüências de 10-5 a 1 Hz será aberta para observação.

No presente seminário discutirei as principais linhas de investigação que serão abertas pela astrofísica de ondas gravitacionais, bem como apresentarei alguns resultados de estudos que venho desenvolvendo dentro dessa área de pesquisa.