Retorne
Título               : Aglomerados abertos descobertos na vizinhança solar  
Conferencista: Wilton S. Dias, IAGUSP  
Data                  : Quarta-feira, 02/10/02 14H00M  
Local                 : Auditório Principal - CUASO  
Sumário           :

Aglomerados abertos são sistemas de grande valor para estudos de dinâmica da Galáxia devido a relativa grande faixa de idades apresentada e pelo fato de suas distâncias poderem ser bem determinadas através do diagrama HR.

Nosso grupo tem feito um grande esforço e avanços em investigações referentes a aglomerados abertos. Todos os principais resultados podem ser consultados na mais nova e completa versão do catálogo de aglomerados abertos que apresenta 1607 objetos no total (36% a mais que no catálogo de Lynga). Dados cinemáticos também são fornecidos como por exemplo, movimentos próprios de 205 aglomerados por nós determinados. Os principais parâmetros estão compilados numa única lista para facilitar a utilização e o catálogo e todos os arquivos relacionados, como por exemplo uma lista apresentando os estudos fotométricos realizados para cada objeto, estão disponíveis em http://www.astro.iag.usp.br/~wilton.

Nesse trabalho apresento novos aglomerados abertos descobertos na vizinhança solar. Investigando as regiões determinamos os parâmetros fundamentais (posições, avermelhamento, distâncias, idades e cinemática) para 11 aglomerados.

Uma busca sistemática por aglomerados abertos ainda desconhecidos foi realizada utilizando os dados astrométricos e fotométricos do catálogo Tycho2. Como resultado foram identificados vários candidatos.

Recentemente nós analisamos 11 dos mais promissores candidatos e a confirmação de sua real existência é baseada na análise dos movimentos próprios, diagramas cor-magnitude, distribuição das densidades estelares e a inspeção visual das imagens DSS.

Para 15 aglomerados ainda não estudados determinamos avermelhamento, distâncias e idades através dos diagramas cor-magnitude e tipos espectrais dos membros previamente selecionados com base nos movimentos próprios.

A maioria dos aglomerados investigados encontra-se mais próximos que 500 pc.