Retorne
Título               : LIDAR Brasileiro: um aporte IAG-INPE-UNICAMP à monitoração atmosférica no âmbito do Observatório Pierre Auger de raios cósmicos  
Conferencista: Gustavo Median Tanco, IAG/USP  
Data                  : Quarta-feira, 18/09/02, 14H00M  
Local                 : Auditório Principal - CUASO  
Sumário           :

O Observatório Pierre Auger de raios cósmicos de ultra altas energias encontra se em construção em Malargue, Argentina. Este observatório ocupa uma área efetiva de 3000 km^2, e é o resultado de uma colaboração internacional envolvendo 20 países, entre eles o Brasil. Pela primeira vez na história experimental dos raios cósmicos, as duas técnicas em uso corrente para observação de chuveiros atmosféricos extensos serão usadas simultaneamente neste observatório: detectores de superfície e detetores de fluorescência. Espera-se desta forma poder realizar uma calibração cruzada de ambos os métodos, o que é de extrema importância a altas energias, onde as calibrações absolutas são obtidas por simulações atmosféricas e de detetores. A observação de chuveiros atmosféricos pela técnica de fluorescência é particularmente sensível à transparência atmosférica na região do ultra-violeta próximo. Com o objetivo de colaborar com as medições de profundidade óptica nessa região espectral, o Departamento de Astronomia do IAG, em colaboração com o IPEN e o Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, construirão um sistema de LIDAR (Light Detection and Ranging) com operação remota/robótica, para instalação no sítio do observatório Auger.

Neste seminário serão apresentadas: (a) uma breve introdução aos raios cósmicos de ultra altas energias e as técnicas observacionais, com especial ênfase na fluorescência, assim como (b) uma descrição do equipamento de LIDAR a ser construído.