Retorne
Título               : Observações do Blazar 1803+784 através de VLBI geodésico  
Conferencista: Cláudio Eiichi, CRAAE-Mackenzie  
Data                  : Quarta-feira, 07/11/01 15H30M  
Local                 : Auditório L.B.F. Clauzet - Água Funda  
Sumário           :

Nesse trabalho vou apresentar 10 anos de imagens do blazar 1803+784 derivado de observações de VLBI geodésico arquivados no Correlacionador de Washington. Nessas imagens, 3 componentes superluminais foram identificados durante os anos de 1988-1999, cada um com uma taxa de expansão de 0.084 msa por ano.

Na primeira parte da palestra faço a apresentaçào dos mapas de VLBI; um aspecto observacional marcante presente nos mapas de VLBI era o fato dos componentes superluminais se tornarem visíveis apenas para uma separação de 1 msa (mili segundos de arco) do caroço. Isso poderia ser explicado como um jato dobrado com o segmento mais externo estando orientado mais próximo da linha de visada.

Na segunda parte da palestra é feita uma discussão desses mapas ao invés de um jato dobrado em termos de jato helicoidal. Um resultado interessante que surgiu, era saber, se estruturas helicoidais poderiam explicar estruturas de rádio presentes na escala de kiloparsecs, especialmente, estruturas do tipo desalinhamento ortogonal que ocorre nos jatos na escala de parsec e kiloparsecs.