Retorne
Título               : Gradiente de populações estelares em galáxias "early-type": cinemática, metalicidade e idade  
Conferencista: André de Castro Milone, DAS-INPE  
Data                  : Quarta-feira, 06/06/01 15H30M  
Local                 : Auditório L.B.F. Clauzet - Água Funda  
Sumário           :
Desde 1998, espectros de fenda longa tem sido coletados no telescópio 1,60 m do OPD/LNA para galáxias elípticas (E) e lenticulares (S0) próximas e centralmente brilhantes.
Objetivamos a análise da distribuição radial do conteúdo estelar até um raio_efetivo em termos de cinemática, metalicidade e idade ao longo de direções preferenciais fotométricas da galáxia. Temos adotado o método da correlação cruzada para a determinação da velocidade radial e da dispersão de velocidades. Os índices de linha de absorção do Sistema Lick, Mg_2, Mg b, Na D, e H_beta tem sido empregados na análise da componente estelar em conjunto com modelos de populações estelares.
Apresentarei a técnica do tratamento dos espectros de fenda longa e alguns resultados da análise da dinâmica interna (curvas de rotação e perfis da dispers;ão de velocidades) e da análise populacional estelar (metalicidades, razões de abundância e idades) desses sistemas esferoidais.
Este estudo pode contribuir significativamente no entendimento da formação e evolução das galáxias "early-type" (E/S0), inclusive proporcionando uma importante base de dados homogêneos e de referência para análises detalhadas de galáxias distantes em telescópios de maior porte como o Soar e o Gemini.