Retorne
Título               : Oxigênio e Ferro nos disco e bojo Galácticos  
Conferencista: Walter Maciel, IAGUSP  
Data                  : Sexta-Feira, 01/06/01 15H30M  
Local                 : Auditório L.B.F. Clauzet - Água Funda  
Sumário           :
A relação entre oxigênio e ferro é uma das relações mais importantes no estudo da evolução química da Galáxia, em particular na forma de um diagrama entre [O/Fe] e a metalicidade [Fe/H]. Esses elementos tem origens diferentes, sendo produzidos principalmente pelas estrelas de grande massa, que explodem como supernovas de tipo II (O), ou por estrelas de massa intermediária, que dão origem a supernovas de tipo Ia, com escalas de tempo de evolução mais lentas (Fe).
Algumas diferenças importantes tem sido observadas entre essa relaçõo no caso do disco e do bojo galacticos, refletindo as diferentes escalas de tempo envolvidas nesses processos. Neste seminário, essas regiões galácticas serão consideradas, com resultados diferentes para a relação aplicável ao bojo e ao disco. Os dados utilizados são essencialmente abundâncias de nebulosas planetárias e estrelas gigantes.
Uma das conclusões a que se pode chegar é que as escalas de tempo envolvidas na formação do bojo não são tão curtas como admitido por alguns modelos de evolução química da Galáxia.