Introd. |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Cada disciplina cursada na pós-graduação corresponde a um certo número de créditos que são adicionados à ficha do aluno assim que ele é considerado aprovado. Por definição da USP uma unidade de crédito corresponde a 15 horas semanais de atividades programadas em aulas, exercícios e atividades extras. Na prática cada uma das disciplinas normais do programa correspondem a 11 créditos.
Para estar apto a apresentar a sua dissertação de mestrado o aluno deve completar um total de 102 créditos (66 em disciplinas e 36 na dissertação). No doutorado direto o aluno deve integralizar 227 créditos (77 em disciplinas e 150 na tese). O aluno que concluir o mestrado, reconhecido pela USP, pode se inscrever no doutorado e para tanto deve completar 11 créditos de cursos - 1 curso - e 150 créditos da tese. É possível a incorporação de créditos em disciplinas cursadas fora do programa. Para maiores detalhes informe-se na secretaria de pós-graduação do IAG/USP.
O programa de Astronomia dispõe de duas sub-áreas: (1) Astrofísica e (2)Astronomia Fundamental e Dinâmica. O aluno é obrigado a cursar as disciplinas consideradas básicas para a sub-área por ele escolhida. Na sub-área de astrofísica as disciplinas básicas são: Evolução Estelar, Processos radiativos, Astrofísica Observacional e Astronomia Extagalática. Nas sub-áreas de Astronomia Fundamental e Dinâmica do Sistema Solar podem ser escolhidas 3 entre as 5 disciplinas:Teoria Planetária, Astrometria, Teoria das Perturbações I, Astronomia Esférica e Astrofisica Observacional. Veja os links BasAstrof e BasAstroD para conhecer as ementas destas disciplinas.
Além das disciplinas básicas o programa dispõe ainda de disciplinas optativas cuja oferta depende da demanda específica a cada semestre. Normalmente as disciplinas optativas são focalizadas em aspectos mais específicos da pequisa de uma determinada área. Veja o link OptRecentes para conhecer as ementas das disciplinas optativas oferecidas nos últimos 3 anos.