Foi desenvolvido um programa de controle (responsável: Antonio Pereyra) da Gaveta Polarimétrica do IAG que basicamente permite a movimentação das peças ópticas de que está composta. O código foi desenvolvido na linguagem de programação QBASIC e pode rodar no ambiente DOS ou Windows. Uma listagem do programa é mostrada no Apêndice A. A configuração básica para que o executável rode com sucesso é um PC Pentium 100 com uma saída de porta paralela standard disponível (que conectará o PC à caixa de drivers através do cabo de comunicação).
Ao iniciar o programa de controle um ajuste de posição absoluta será requerido para cada um dos três motores que controlam a lâmina retardadora, a roda do analisador e a roda de filtros respectivamente. Esta ‘zeragem’ é feita digitando os comandos ‘Z1’, ‘Z2’ e ‘Z3’. Por convenção as posições por default inicias são: posição 1 para a lâmina retardadora, prisma de calcita inserido no feixe para o analisador e posição do primeiro filtro (usualmente B) para a roda de filtros.
O passo seguinte é escolher quais serão o analisador e o filtro a utilizar. Atualmente duas das três posições do analisador estão disponíveis, assim digitando ‘P’ a roda do analisador se colocará na posição do polaróide, ou se digitar ‘C’, retornará à posição da calcita. No caso da roda de filtros quatro posições são disponíveis e sendo a configuração de filtros mais usada a BVRI a movimentação é feita digitando ‘B’, ‘V’, ‘R’, ou ‘I’ com o qual a roda se colocará na posição de cada um dos filtros correspondentes. Se outros filtros diferentes aos padrões são usados basta lembrar a seqüência certa.
Uma vez tendo ajustado o analisador e o filtro correspondente, o sistema está pronto para começar uma seqüência de rotação da lâmina retardadora. A lâmina retardadora gira sobre si mesma e uma rotação completa consta de 16 posições com uma separação de 22.5° entre cada uma delas. O sistema "acha" cada posição quando seu número correspondente, é digitado. Assim, se por exemplo, se deseja atingir a nona posição da lâmina retardadora, basta digitar ‘9’ seguido de <return>.
A seqüência de posições da lâmina a utilizar dependerá do plano de observação, das condições de observação, assim como do erro esperado na medida. Em cada posição da lâmina retardadora uma imagem do objeto de interesse deve ser feito. Basta uma seqüência de 4 posições contíguas (por exemplo: pos. 1, 2, 3 e 4) para completar uma medida. O erro da medida diminui com a ÖN, onde N é o número de posições consideradas. Assim, a seqüência básica de 4 posições geralmente é usada quando os tempos de integração são longos. Se as integrações por posição são curtas, seqüências de 8 ou 16 posições são recomendadas para melhorar o erro da medida. Uma vez completada uma seqüência de rotação da lamina retardadora, esta deve ser colocada novamente na sua posição 1 já seja digitando ‘Z1’ ou ‘1’.
Outros comandos incluídos no programa de controle permitem desligar os motores de passo quando for preciso (digitando ‘D’) e abortar a seqüência (digitando ‘Q’). Cada movimentação das partes ópticas controladas pelo programa de controle é acompanhada na tela do PC de modo que uma apreciação completa do status da gaveta em cada instante pode ser obtido.
O programa de controle da gaveta polarimétrica do IAG vem funcionando satisfatoriamente desde seus teste iniciais em meados de 1996. Seu aprimoramento constante baseia-se fundamentalmente nas sugestões dos usuários que neste tempo têm utilizado o equipamento.