MARTE EM OPOSIÇÃO
Para os planetas externos (Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) há quatro configurações particulares. O esquema (fora de escala) da figura 1 mostra as configurações para Marte.
O ângulo de separação entre as direções do Sol e de Marte é chamado elongação (leste ou oeste) e varia entre 0 e 180 graus.
Na conjunção Marte tem elongação 0, por isso este fenômeno só ocorre durante o período claro do dia. Já na oposição a elongação é 180 graus, e o fenômeno ocorre durante o período escuro do dia. Esta é a configuração que ocorrerá em 7/11/2005.
Como as órbitas da Terra de de Marte não são exatamente circulares e concêntricas (veja esquema da figura 2) a oposição e a aproximação máxima não coicindem. Neste ano a aproximação ocorrerá às 04:21 UT (tempo universal) do dia 30 de outubro próximo, quando Marte atingirá o tamanho aparente máximo: cerca de 20,2 segundos de arco. A oposição ocorrerá às 08:20 TU do dia 7 de novembro de 2005. Embora Marte estará ligeiramente mais distantes da Terra. Essa diferença é imperceptível a olho nu. Marte passou pelo periélio em 17 de julho passado.
Em circunstâncias excepcionais, a oposição e a aproximação máxima ocorrem próximo ao perilélio (ponto de maior aproximação do Sol). Isto ocorreu em agosto de 2003. A aproximação máxima ocorreu no dia 27, a oposição no dia 28 e o periélio no dia 30. O brilho e o tamanho aparente (25,1 segundos de arco) foram dos maiores já registrados. A próxima oportunidade será apenas em 14 de agosto de 2050.
Em dezembro de 2007 o fenômeno se repetirá: a aproximação máxima ocorrerá em no dia 18 e a oposição no dia 24. O tamanho aparente máximo será aproximadamente 15,9 segundos de arco. A passagem pelo periélio ocorrerá bem antes, em 4 de junho.
Alguns links interessantes
A Face em Marte
Atlas de Marte
Histórico sobre a exploração de Marte
Explorando Marte
Imagens
Jornada à Marte - animação
Missões
Missões futuras
Missões: passado, presente e futuro
Programas de exploração da Nasa
Preparando Marte para a vida - Terraforming
Viagem virtual
Solar System Simulator (aqui pode-se simular a aparência de Marte em qualquer época).![]()
Figura 1. Configuração orbital para os planetas externos.
Veja a animação aqui
Figura 2. Configuração, data e distância de algumas oposições.