Vênus é o planeta cuja órbita em torno do Sol tem o segundo menor raio. Ele tem densidade e raio muito próximos dos valores terrestres, o que levou alguns autores no passado a considerá-lo um "planeta irmão".
Vênus pode ser, dependendo da época do ano, o objeto natural mais brilhante do céu depois do Sol e da nossa Lua. Seu brilho supera de longe o de Sirius, a estrela mais brilhante de nosso céu (depois do Sol). A diferença de magnitude entre os dois chega a -3.5 (exercício: qual a relação entre os fluxos de luz chegam até nós destes dois objetos?).
Uma característica marcante em Vênus é sua densa atmosfera. Composta principalmente por CO2, ela contribui através do efeito estufa para a elevada temperatura superficial do planeta (~750K, maior que o ponto de fusão do chumbo). A pressão na superfície é de 90atm, ou seja, noventa vezes a pressão na superfície da Terra. Com pressão e temperaturas tão elevadas não é difícil de se ver que Vênus não é um lugar muito agradável para se morar, ao contrário do que alguém poderia concluir por seu nome.
Imagens retiradas de Planetary Data System.
Página preparada por Rodrigo Feher.