Plutão é o nono e último planeta do Sistema Solar. Sua descoberta foi feita em 1930 através de uma extensiva procura. Plutão, por ser muito pequeno e estar muito longe de nós, não aparece como um disco mas sim como um ponto, assim como uma estrela ordinária. Seu tamanho é bastante reduzido assim como sua massa de apenas 0.2% da terrestre.
A órbita de Plutão se destaca entre os outros planetas. A relação entre a distância focal e o semi-eixo maior de sua trajetória ao redor do Sol é de 0.25 e a inclinação do eixo de sua órbita é de 17 graus. O ano de Plutão é de 250 anos (exercício: qual é a sua distância ao Sol?).
A descoberta de sua única lua em 1978, Caronte, permitiu a determinação de seu diâmetro observando-se ocultações entre os dois objetos. O diâmetro de Plutão é de 2300km enquanto o de Caronte é de 1500km. Note como o tamanho relativo entre o planeta e sua lua é peculiar; Caronte tem mais da metade do tamanho de Plutão, fato que não se repete para nenhum outro planeta do nosso sistema solar.
Imagens retiradas de Planetary Data System.
Página preparada por Rodrigo Feher.