Pós-Graduação em Astrofísica no IAG-USP

Mário's Main Page

Interessado em fazer PG em Astrofísica?

Estou aceitando alunos de 3o. e 4o. anos (5o. ao 8o. semestres) de Física para trabalhar em nosso grupo no IAG. O trabalho pode ter carácter observacional, instrumental ou teórico.

Veja a seguir as atividades do grupo. Se você estiver interessado, entre em contacto.

Observação: Embora seja interessante, NÃO é necessário estar fazendo a Habilitação em Astronomia no IF-USP.

Atividades do Grupo de Polarimetria do Depto. de Astronomia do IAG-USP

O grupo utiliza a Polarimetria como ferramenta em quatro áreas básicas, descritas abaixo. O equipamento é desenvolvido pelo próprio grupo e utilizado em observatórios no pais e no exterior, como o Chile e EUA. O grupo participa ainda de campanhas de observação internacionais eventuais.

1. Meio Interestelar

Aqui, utilizamos observações da polarização da luz produzida pela poeira interestelar para mapear campos magnéticos em várias situações, como o meio interestelar difuso, nuvens densas e regiões de formação estelar. Projetos de estudo do Meio Interestelar da Galáxia e de outras galáxias, como as Nuvens de Magalhães, estão sendo levados a cabo. Desde 2001, estamos realizando um Survey de Polarização do Meio Interestelar no LNA (MG). Se for possível, poderemos usar também o telescópio de 1.8m do Observatório do Vaticano em Tucson, Arizona.

2. Envelopes Estelares

Nesta área, as atividades são observacionais e de modelagem de dados. Os modelos utilizam a técnica de Monte Carlo para estudar a transferência da radiação emitida pelos envelopes.

3. Núcleos de Galáxias Ativas

Através de observações de imagem e do espectro de polarização de galáxias ativas, procuramos obter informações sobre a geometria do material que circunda o buraco negro situado no centro destes objetos.

4. Instrumentação (óptica e infravermelho)

O grupo já desenvolveu duas câmaras para medidas de polarização na imagem e no espectro de objetos astronômicos, em uso nos observatórios do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA, Brasil) e Cerro Tololo Interamerican Observatory (CTIO, Chile). Novos módulos estão sendo desenvolvidos para o LNA e o telescópio de 4m do CTIO.

IAG's Main Gate

back to top