Hidrodinâmica e ventos estelares, Notas de Aulas, W. J. Maciel, 105pp, 21x23 cm, IAG/USP, 1999

mais informações



Este texto corresponde às notas de aulas da parte inicial do curso de pós-graduação sobre Ventos Estelares (AGA 5726), ministrado no Departamento de Astronomia do IAG/USP. Os ventos estelares são hoje um dos principais ramos de pesquisa em Astrofísica, ocorrendo em praticamente todas as fases da evolução estelar e em todas as regiões do diagrama HR.

O estudo dos ventos estelares pressupõe um conhecimento básico de hidrodinâmica, o que constitui uma dificuldade adicional para muitos alunos do curso de pós-graduação. Com o objetivo de sanar esta deficiência, ainda que parcialmente, estas notas incluem um resumo dos aspectos mais elementares da hidrodinâmica, tendo em vista sua aplicação direta no estudo dos ventos estelares.

A referência básica para o estudo dos ventos é o livro de Lamers e Cassinelli, Introduction to stellar winds (1999). A literatura especializada inclui ainda uma enorme quantidade de trabalhos de natureza teórica ou observacional, para as estrelas quentes e frias. A bibliografia final relaciona alguns textos básicos de hidrodinâmica e uma série de artigos mais recentes, os quais devem ser considerados como parte essencial do curso.


INDICE

Capítulo 1 - A EQUAÇÃO DE CONTINUIDADE
Capítulo 2 - A EQUAÇÃO DE EULER
Capítulo 3 - A EQUAÇÃO DE ESTADO
Capítulo 4 - A EQUAÇÃO DE ENERGIA
Capítulo 5 - NOTAÇÃO TENSORIAL CARTESIANA
Capítulo 6 - A EQUAÇÃO DE EULER NA FORMA TENSORIAL
Capítulo 7 - A EQUAÇÃO DE NAVIER-STOKES
Capítulo 8 - ONDAS SONORAS
Capítulo 9 - ONDAS DE CHOQUE
Capítulo 10 - VENTOS ESTELARES: UMA INTRODUÇÃO


back to W. J. Maciel Homepage back to W. J. Maciel/Teaching