Apenas seis números, Martin Rees, Tradução de Walter J. Maciel, 176pp, 14.5x23 cm, 2000, ISBN 85-325-1165-1, Editora Rocco



De que maneira um único evento - Big Bang - criou bilhões de galáxias, buracos negros, estrelas e planetas? Como os átomos se juntaram - aqui na Terra e talvez em outros mundos - para formar seres vivos complexos o suficiente para refletir sobre suas próprias origens e objetivos? Quais as leis fundamentais que regem nosso universo? Este livro introduz a um público amplo, pela primeira vez, novas descobertas e notáveis perspectivas sobre essas questões fundamentais.

Existem profundas conexões entre as estrelas e os átomos. Neste livro, acessível e original, Martin Rees demonstra como apenas seis números - definidos pelo Big Bang - determinam as características essenciais do cosmo físico. Além disso, a evolução cósmica é extremamente sensível aos valores desses números. Se apenas um deles fosse "desafinado", não poderia haver estrelas e vida. A copreensão deste fato oferece uma perspectiva radicalmente nova sobre o universo, o lugar que ocupamos nele e sobre a natureza das leis físicas.

Escrito por um dos mais brilhantes e visionários cosmólogos em atividade, Apenas seis números é uma leitura indispensável para todos que procuram entender as forças profundas que controlam, simplesmente, tudo.


SUMÁRIO

Lista de ilustrações
Prefácio
Agradecimentos
1. O cosmo e o micromundo
2. Nosso hábitat cósmico I: planetas, estrelas e vida
3. O grande número N : gravidade no cosmo
4. Estrelas, a tabela periódica e epsilon
5. Nosso hábitat cósmico II: além de nossa galáxia
6. A expansão afinada: matéria escura e Omega
7. O número lambda: a expansão cósmica está desacelerando ou acelerando ?
8. "Ondulações" primordiais: o número Q
9. Nosso hábitat cósmico III: o que existe além de nosso horizonte?
10. Três dimensões (e mais)
11. Coincidência, providência - ou multiverso?
Notas
Indice


back to W. J. Maciel Homepage back to W. J. Maciel/Teaching