Projeto PAU-BRASIL

organizando a participação brasileira no Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysica Survey (J-PAS)


Projeto apoiado pela FAPESP, modalidade Equipamentos Multi-Usuários (EMU)

Processo 2009/54162-6

coordenador: Laerte Sodré Jr.

co-coordenadores: R. Opher (IAGUSP), José Ademir Sales de Lima (IAGUSP) e Elcio Abdalla (IFUSP)


O J-PAS é um projeto liderado por pesquisadores espanhóis e brasileiros com o objetivo de conduzir um levantamento astronômico em 8000 graus quadrados do céu para estudar a cosmologia- principalmente a natureza da Energia Escura- e diversos problemas astrofísicos.

O que torna o J-PAS um levantamento único entre os que estão sendo realizados ou planejados para um futuro próximo é o uso de um sistema fotométrico constituído por 42 filtros estreitos, o que permitirá a determinação de redshifts fotométricos de galáxias com precisão de 0.003(1+z), suficiente para se estudar as propriedades da Energia Escura com uma precisão melhor que a dos levantamentos anteriores.

O levantamento será conduzido a partir do Javalambre Astrophysical Observatory (JAO), gerenciado pelo Centro de Estudios del Cosmo de Aragon (CEFCA). O observatório contará com dois telescópios: um de 80cm de abertura (o T80), para calibração, e um de 2.5m (o T250), para o levantamento propriamente dito. O que caracteriza ambos os telescópios é um grande campo de visão: 3 graus de diâmetro no caso do T250.

A contrapartida para assegurar a participação brasileira no J-PAS é a aquisição dos CCDs e a construção das câmeras dos dois telescópios.

As câmeras serão equipadas com CCDs de grande formato (9k x 9k) da e2v . Enquanto a câmera do T80 terá apenas um CCD, a do T250 será um mosaico de 14 CCDs, com 3 rodas de filtros com 14 filtros em cada uma. No momento em que entrar em operação, esta câmera será a maior do mundo de uso em astronomia.

As normas de participação no levantamento J-PAS estão descritas no projeto e no Memorandum of Understanding, que podem ser acessados nos links abaixo.

Este projeto é apoiado pela FAPESP, FAPERJ, FINEP e CNPq.


Documentos:
Homepage do projeto J-PAS (em ingles)
Descrição detalhada do projeto (2009)
Memorandum of Understanding (english)
Plano de Gestão
Acesso aos Dados



revisão: Laerte 23/03/2015