Abell 85
Imagem ótica do aglomerado Abell 85. As curvas pontilhada representam a emissão em raios-x entre 0,5 à 2,0 keV e as linhas contínuas a emissão rádio em 1,4 Ghz.

Abell 85 é um aglomerado de galáxias rico dominado por uma galáxia elíptica gigante (uma cD) no centro. A velocidade média de recessão deste aglomerado é de cerca de 16.700 km/s, o que significa que ele está a uma distância de cerca de 334 Mpc (adotando a constante Hubble igual a 50 km/s/Mpc). A dispersão de velocidades das galáxias na região central (1 Mpc de raio) é 760 km/s.

Como todo aglomerado rico, Abell 85 emite uma grande quantidade de energia em raios-x, 9.3*10^44 erg/seg. Esta emissão em raios-x é devido ao gás extra-galáctico que permeia o aglomerado. A densidade central deste gás é de cerca de 10^-2 partículas por cm^-3, sua temperatura média é de 6 keV (aproximadamente 7*10^7 K).

Neste aglomerado observamos um “cooling-flow” (fluxo de resfriamento). Este fenômeno ocorre em geral no centro de aglomerados ricos e regulares onde o gás extra-galáctico esfriou consideravelmente e, devido à pressão do gás mais quente nas regiões mais externas, flúi em direção ao centro. Estima-se que este fluxo seja de 100 à 200 massas solares (2*10^33 gramas) por ano.

Em uma região a cerca de 500 kpc a oeste do centro de Abell 85 foi detectado um campo magnético extenso que não é associado a uma galáxia mas sim ao aglomerado. Este campo magnético tem uma intensidade de cerca de 1 microGauss. Ainda não sabemos se este campo está presente ou não em todo o aglomerado.

Abell 85 faz parte de uma estrutura muito maior, de uma escala de talvez até 100 Mpc.