Órbitas dos planetas no Sistema Solar

As figuras abaixo foram feitos para dar uma idéia do tamanho do Sistema Solar. As órbitas nas figuras abaixo estão em escala, os planetas e o Sol não estão em escala.

Órbita dos planetas telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e planeta anão (Ceres). Próximo à órbita de Ceres encontram-se centenas de milhares de asteroides conhecidos. Para referência, a distância média entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de km ou 1 UA (Unidade Astronômica).


Planetas jovianos (órbitas de Júpiter e Saturno em verde) e o Sistema Solar interno (órbitas azuis). Entre Júpiter e Marte vemos o cinturaão de asteroides, onde o planeta anão Ceres também orbita. O tamanho dos planetas está fora de escala.


Todos os planetas jovianos: Netuno, Urano, Saturno e Júpiter. Nesta escala mal podemos ver o Sistema Solar interno e aparecem trechos das órbitas dos planetas anões Plutão e Éris. Netuno se encontra a cerca de 4,5 bilhões de km do Sol ou 30 UA.


Visão geral do Sistema Solar. O planeta anão Éris orbita entre 5,7 e 14,6 bilhões de km do Sol (37,8 e 97,6 UA).


Algumas estrelas estrelas são realmente gigantes. O Sol é invisível nesta escala. mu Cephei (constelação da Cefeida) tem um brilho aparente fraco mas é uma das maiores estrelas conhecidas, com diâmetro comparável ao diâmetro da órbita de Saturno.

Estrelas realmente gigantes


Para ver o tamanho relativo dos planetas e estrelas, clique aqui.

Para ver o sistema Terra–Lua–Sol, clique aqui.


Gastão B. Lima Neto
IAG/USP
Janeiro/2008