IPAB

 

IAG-USP Panel on Astrobiology and Biodiversity

 

 

Cada ano, o curso “A vida no Contexto Cósmico” (AGA0316) celebra uma ou várias efemérides. O ano de 2010 foi escolhido pela ONU o Ano Internacional da Biodiversidade.  Alinhando-se às atividades do Ano Internacional, o tema escolhido foi Astrobiologia e Biodiversidade, e instituiu-se o Painel “Astrobiologia e Biodiversidade”, cujo início das discussões ocorreu em 2 de março de 2010, no IAG-USP.

 

O IPAB (IAG-USP Panel on Astrobiology and Biodiversity) é uma referência aos painéis científicos internacional IPCC (Intergovernmental Panel on Climatic Change) e IPBES (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services). Ele propõe reflexões sobre a fertilização cruzada dos instrumentos, procedimentos, objetivos e conceitos da astrobiologia e dos estudos da biodiversidade.

 

Amâncio Friaça

 

 

 

PAINEL “Astrobiologia e Biodiversidade” (IAG-USP, 2/3/2010)

 

 

Durante o painel, partindo-se da astrobiologia, surgiram reflexões penetrantes sobre o papel da biodiversidade para a manutenção da biosfera e estratégias para se evitar perdas da biodiversidade. Diversas questões foram suscitadas ao longo destas investigações, como qual o nível mínimo de biodiversidade para a manutenção de uma biosfera;  a biodiversidade em planetas dominados por continentes e planetas apenas com ilhas; convergêcia e divergência evolutiva; impulsionadores latitudinais e altitudinais da diversificação biológica;  ação humana atual e futura – extinção de espécies, reespeciação e hiper-especiação. Alguns estímulos e sobrevôos referentes às relações entre astrobiologia e biodiversidade encontram-se  na apresentação:

 

Biodiversidade e Astrobiologia