NOTURNO: 2as das 19h às 23h. SALA: AUDITÓRIO IAG, Bloco G
Prof. Dr. Amâncio Friaça (amancio.friaca@iag.usp.br)
Monitores: Adkuesley Ferreira da Silva (adkuesley@usp.br),
Arthur Silva Colchesqui (acolchesqui@usp.br)
AVISOS:
- 05/08 – BEM VINDOS À AGA0210!
- Acompanhem as informações sobre (re)programação do Curso por emails e no site da disciplina
- ATENÇÃO! A segunda prova da disciplina (P2) foi adiada para o dia 4/11/2004,
a pedido dos alunos.
Ela vai ter 2 horas de duração e vai começar as 19h30 para que eventuais atrasos dos alunos
não os prejudiquem.
No dia 21/10 haverá monitoria em classe para a lista 2, que prepara para a prova.
No dia 28/10 não haverá aula por que é dia do funcionário público.
Acompanhem a Lista de exercícios 2 e o seu gabarito como preparativo para a prova.
- ATENÇÃO 2! A terceira prova da disciplina (P3) será no dia 2/12/2004.
Terá 2 horas de duração e começará as 19h30.
No dia 25/11 haverá monitoria em classe para a lista 3 (veja abaixo), que prepara para a prova.
- ATENÇÃO 3! A substitutiva da disciplina será no dia 9/12/2004.
Terá 2 horas de duração e começará as 19h30.
Para se prepararem, leiam com atenção as lista 1, 2, 3, assim como as P1, P2 e P3 e seus gabaritos.
Objetivos
Oferecer aos alunos de licenciatura e bacharelado em Ciências Humanas e Biológicas
conceitos fundamentais de Astronomia e Astrofísica, abrangendo amplo espectro de temas, desde a
Astronomia de Posição até Cosmologia e Astrobiologia, complementando sua formação pessoal, intelectual e profissional.
A estratégia deste curso obedece, na maioria dos temas, uma lógica de exibir primeiramente as observações,
os fatos, e posteriormente, a(s) teoria(s) desenvolvida(s) para tentar explicar as observações. Assim sendo,
é inevitável acompanhar os fatos históricos que deram suporte a construção do pensamento científico bem como
o encadeamento lógico que decorre desta perspectiva.
Conteúdo
- Panorama da Astronomia e apresentação da disciplina.
- Esfera celeste: constelações, movimento aparente dos astros e movimentos da Terra.
- Movimentos da Terra e Lua: estações do ano, fases da Lua, eclipses.
- Gravitação, luz e átomos.
- Estrelas: propriedades, espectro e classicação. Diagrama HR.
- Estrutura do Sistema Solar.
- Formação de sistemas planetários. Exoplanetas.
- Habitabilidade. Formação estelar.
- Evolução estelar. A origem dos elementos químicos.
- Galáxia e meio interestelar: componentes e evolução.
- Astronomia extragaláctica: tipos de galáxias, núcleos ativos de galáxias, estruturas de grande escala.
- Cosmologia: geometrias, expansão do universo, nucleossíntese primordial, radiação cósmica de fundo.
- Astrobiologia: química da vida no espaço, origens da vida, bioassinaturas.
Forma de Avaliação
Nota Final = \( \frac{P_1 + P_2 + P_3}{3} \)
Obs 01: Haverá uma prova substitutiva no final do semestre, que poderá substituir uma das provas.
Nela constará toda a matéria do curso.
Obs 02: Este curso não possui segunda avaliação.
Notas de Aula
(A programação e os slides serão disponibilizados ao longo do semestre)
Aula 1 – Panorama da Astronomia e apresentação da disciplina
- Aula 1
Aula 2 – Esfera Celeste
- Aula 2
, Aula 2b
Aula 3 – Fases da Lua, eclipses, relógios naturais
- Aula 3
, Aula 3b
Aula 4 – Gravitação, luz e átomos
- Aula 4
, Aula 4b
Aula 5 – Estrelas: propriedades, espectro e classicação. Diagrama HR.
- Aula 5
, Aula 5b
Aula 6 – Estrutura do Sistema Solar.
- Aula 6
, Aula 6b
Aula 7 – Formação de sistemas planetários. Exoplanetas.
- Aula 7
, Aula 7b
Aula 8 – Habitabilidade. Formação estelar.
- Aula 8
, Aula 8b
Aula 9 – Evolução estelar. A origem dos elementos químicos.
- Aula 9
, Aula 9b
Aula 10 – Galáxia e meio interestelar.
- Aula 10
Aula 11 – Astronomia extragaláctica.
- Aula 11
Aula 12 – Cosmologia.
- Aula 12
Atividades
Aula 2. Para uma melhor compreensão dos movimentos aparentes do Sol e dos movimentos da Terra,
consultar a dissertação de mestrado "A didatização do ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetária",
de Luciana Alves Sales da Silva (2023):
Ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetária
Em especial, ler, no Capítulo 4, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA INTERFACE DA ASTRONOMIA COM MEIO AMBIENTE,
a seção 4.2 "Contexto astronômico incluído nas sequências didáticas" (p. 41-59),
e no Apêndice 1, SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 6° ANO -
A FORMA E OS MOVIMENTOS DA TERRA: DIA E ANO, QUENTE E FRIO,
a aula nº 03/04 - Movimentos da Terra (p.124-134).
Dê particular atenção às entradas NÃO É VERDADE (p. 125 e 130)
Aula 3. Ler a notícia sobre a adoção do calendário gregoriano na Ucrânia:
Por qué Ucrania celebra este año, por primera vez, la Navidad el 25 de diciembre