Telescópio SOAR


O que é o Telescópio SOAR - (SOuthern Astrophysical Research Telescope) ?

O telescópio tem abertura de 4,1 metros, projetado para produzir  imagens de qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria. 

Foi financiado por um consórcio com os seguintes parceiros: Brasil (representado pelo CNPq), o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU). O Brasil tem 31% do tempo de telescópio, sendo o sócio majoritário. O SOAR foi inaugurado em 17/04/2004.

Está situado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos com altitude de 2.700 metros acima do nível do mar. O telescópio e sua cúpula esférica branca estão localizados a algumas centenas de metros do seu vizinho, o telescópio Gemini Sul, com espelho de  8,1 metros de diâmetro, de onde pode-se avistar o Observatório de Cerro Tololo.

Esse telescópio é o principal meio observacional a que o Brasil terá acesso na próxima década. O Departamento de Astronomia do IAG, por ter liderado sua implantação, está comprometido em fazê-lo dar excelentes frutos.