Bacharelado em Astronomia do IAG/USP

Apresentação do Departamento de Astronomia

Tradicionalmente, o Departamento de Astronomia do IAG/USP (AGA) tem seu principal foco de atuação na pesquisa e por consequência na pós-graduação, atingindo níveis de excelência tanto em caráter nacional, como internacional. Além dessa concentração de esforços, a atuação na graduação e na difusão científica (cultura e extensão) é bastante considerável, graças ao apelo da Astronomia junto à população universitária e ao grande público em geral.

Após a mudança da sede do IAG do Parque da Água Funda para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), a maior interação com estudantes de graduação propiciou o empenho em aumentar a infra-estrutura para atividades práticas, tanto em laboratórios de informática como em atividades experimentais, observacionais e de cultura e extensão.

As necessidades tecnológicas (instrumentais e computacionais), impostas pelos novos rumos que as aplicações em Astronomia têm tomado nos últimos anos, foram agentes catalisadores na elaboração do novo curso, para formar profissionais com ampla visão científica e conhecimento técnico suficiente para diagnosticar problemas, elaborar e executar projetos. Isso se aplica não apenas em Astronomia, mas também em diversificados setores nos quais essas habilidades poderão ser empregadas.

A proposta deste novo Bacharelado em Astronomia surge no momento em que a participação brasileira no consórcio de grandes telescópios está sedimentada e o desenvolvimento de instrumentação de ponta encontra-se em expansão. Um próximo passo natural, já em andamento, é a nossa maior participação em projetos tecnológicos espaciais.

Assim como nos países em que tais atividades já foram largamente implantadas, no Brasil a busca por profissionais qualificados para atuar nessa área já é uma realidade, verificando-se a inexistência de um único curso que ofereça uma formação suficientemente abrangente.

Profissão: Astrônomo

O que é ser astrônomo?

A astronomia moderna está intimamente ligada à física: o céu pode ser visto como um laboratório onde processos físicos e teorias podem ser testadas e comprovadas.

O astrônomo deve ter conhecimentos de Física e Matemática, ferramentas essenciais para explorar o Universo e enfrentar os desafios presentes na realidade profissional em que irá atuar.

Este bacharelado oferece: (i) uma forte base em Física e Matemática; (ii) um curso flexível e multidisciplinar, permitindo várias trajetórias (vertentes) que atendam diferentes vocações; (iii) um acompanhamento contínuo de conselheiro acadêmico (tutor), para ajudar na escolha entre as diferentes vertentes do currículo oferecido.

Descrição do Curso de Graduação

1. Matriz Curricular

Em todos os semestres o Bacharelado em Astronomia (curso) oferecerá disciplinas (matérias) específicas dessa área, seguindo uma linha crescente em nível de dificuldade, acompanhada da apresentação, também gradual, das “ferramentas” de física e matemática previstas no currículo. Os conteúdos considerados fundamentais são apresentados em um conjunto de disciplinas obrigatórias, ilustradas no Diagrama 1 e descritas na Seção 2.

Obrigatórias são aquelas disciplinas que todos devem cursar, enquanto que as optativas eletivas são aquelas que os alunos escolhem de acordo com a sua vertente preferida.

Diagrama 1. Articulação entre as disciplinas obrigatórias (AGA: azul; Física: rosa; Matemática: amarelo). Os números referem-se aos códigos (ex.: AGA0291, AGA0501 etc). Os círculos pontilhados indicam os campos da física e o conjunto de disciplinas de computação (aplicações em astronomia). As setas indicam a interligação dos conteúdos abordados nas disciplinas (não estão em sequência). Setas vermelhas conectam as áreas de astronomia.

2. Disciplinas Obrigatórias

Os conteúdos fundamentais de Astronomia a serem desenvolvidos em 14 disciplinas obrigatórias, são ilustrados a seguir (para maiores detalhes veja o Júpiter Web).

2.a. Disciplinas Específicas Básicas

Os primeiros contatos com os tópicos relacionados com a área são realizados através de duas disciplinas de nível iniciante:

Física da Terra e do Universo: conteúdo introdutório de mecânica e as ferramentas matemáticas necessárias para o entendimento da física aplicada nas ciências da Terra e do Universo.

Astronomia: Uma Visão Geral. Os tópicos são apresentados enfatizando os princípios físicos que lhes servem de base, incluindo as últimas descobertas e as questões ainda em aberto.

2.b. Disciplinas Específicas Fundamentais

Três disciplinas de nível intermediário apresentarão os conteúdos relacionados a:

2.c. Disciplinas Específicas Avançadas

Três disciplinas de nível mais avançado:

Mecânica: tópicos básicos ao estudo da Mecânica Analítica, com aplicação de cálculo diferencial;

Fenômenos de Transporte: teoria cinética, fenômenos de transporte e plasma;

Relatividade: Cosmologia e Introdução à Relatividade Geral.

2.d. Disciplinas de Computação e projetos

Os conteúdos de aplicação de Astronomia serão oferecidos em 2 disciplinas avançadas de computação: Métodos Numéricos em Astronomia; Análise de Dados em Astronomia; e em projetos de iniciação científica, desenvolvidos em 4 disciplinas: Iniciação à Pesquisa I a IV com o acompanhamento de um orientador.

2.e. Disciplinas Fundamentais de Física e Matemática

Os conteúdos de Matemática oferecidos pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) serão abordados nas disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica e Introdução à Computação, totalizando 7 disciplinas.

Os conteúdos fundamentais de Física serão abordados nas disciplinas de Mecânica Clássica; Introdução à Termodinâmica; Introdução ao Eletromagnetismo; Ondas e Fótons; Estrutura da Matéria e respectivas disciplinas experimentais (Fis. Exp. I a V), oferecidas pelo Instituto de Física (IF/USP).

Os conteúdos mais avançados de Física serão contemplados pelas disciplinas: Física Matemática I; Eletromagnetismo I; e Mecânica Quântica I; completando um total de 13 disciplinas do IF.

Outras disciplinas mais específicas da Física ou da Matemática poderão ser contempladas entre as optativas eletivas.

Para maiores informações, consulte o Júpiter Web ( https://sistemas2.usp.br/jupiterweb/ ), um sistema informatizado da USP que contém todas os detalhes sobre as disciplinas de graduação. Basta clicar em “Disciplinas” e digitar o código ou parte do nome da disciplina desejada.

3. Sequência ideal de disciplinas

São informados: código, nome, número de créditos e carga horária semestral. A partir do 5º semestre a sequência poderá ser modificada, pois o curso está sendo implantado ano a ano.

(*) As disciplinas Iniciação à Pesquisa têm 1 crédito de aula prática (15horas/semestre) e 2 créditos-trabalho (60horas/semestre).

4. Vertentes (Disciplinas Optativas Eletivas)

Além de todas as disciplinas obrigatórias, para concluir o bacharelado o aluno deverá cursar em média 10 disciplinas optativas, no total de 40 créditos. Pelo menos 50% desses créditos devem ser obtidos em disciplinas oferecidas pelo AGA. Entre elas destacam-se: Astronomia de Posição; Mecânica Celeste; Introdução à Cosmologia; Astronomia Galáctica; Laboratório de Astronomia; Métodos Observacionais em Astrofísica; Astrofísica de Altas Energias; Vida no Contexto Cósmico.

As demais optativas poderão ser escolhidas entre as disciplinas oferecidas por outras Unidades da USP, tais como: IF, IME, Escola Politécnica (EP/USP) – “Poli” ou outros departamentos do IAG. O aluno pode escolher quais optativas realizar de acordo com sua aptidão, definindo assim, a vertente de sua preferência. São inúmeras as combinações, portanto são várias as vertentes possíveis. Apresentamos aqui algumas das vertentes a serem sugeridas aos alunos, na orientação de escolha de optativas eletivas (no máximo 20 créditos em disciplinas fora do AGA).

4.a. Sugestões para “Pesquisa Básica”

Se você pretende seguir a carreira acadêmica e científica, realizando uma pós-graduação, sugerimos algumas disciplinas optativas inte-ressantes para essa vertente: Mecânica Analítica II; Eletro-magnetismo II; Mecânica Quântica II; Mecânica Estatística; Física Nuclear.

4.b. Sugestões para “Controle e Sistemas”

Aqueles com interesse na área tecnológica ou ins-trumental poderão gostar dessa vertente que conta com a colaboração da Poli e da Matemática que ofere-cerão as seguintes disci-plinas, por exemplo: Circuitos e Sinais; Controle I; Laboratório de Controle; Modelagem e Simulação; Controle Digital; Visão e Processamento de Imagens.

4.c. Sugestões para “Ensino e Divulgação Científica”

Essa vertente é ideal para aqueles que têm vocação de educadores e/ou comunicadores. Sugerimos algumas disciplinas oferecidas por outras Unidades, além de outras ministradas pelos outros departamentos do IAG.

Introdução às Ciências Atmosféricas; Introdução à Geofísica I; Física Aplicada; Experimentos de Astronomia para Ensino de Ciências; Jornalismo Científico; Mídia e Educação: Um debate Contemporâneo; Natureza, Cultura Científica e Educação;Produção Audiovisual e Multimídia para o Ensino de Ciências; Didática II; Metodologia do Ensino de Ciências; Ensino à Distância.

4.d. Sugestões para “Ciências Espaciais”

Essa vertente deverá ser oferecida com a colaboração de especialistas de diferentes uni-dades e instituições, como por exemplo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Universidade de Brasília/Agência Espacial Brasileira, e Universidade Federal do ABC, entre outras. A realização de estágios (não obrigatórios) nessas instituições e a vinda de pesquisadores visitantes para cursos intensivos de especialização (30 horas) em períodos intersemestrais também estão previstos. Exemplos de disciplinas sugeridas são: Atmosferas Planetárias; Mecânica Celeste; Introdução às Ciências Espaciais; Satélites e Foguetes.

5. Iniciação à Pesquisa e Tutorias

A partir do 5º semestre são oferecidas 4 disciplinas obrigatórias para desenvolvimento de projetos de pesquisa, contando semestralmente com 15h de aulas-práticas e 60h de créditos-trabalho. O aluno poderá optar por realizar um projeto diferente a cada semestre ou continuar com o mesmo projeto de longo prazo nos semestres subsequentes.

O programa de tutorias visa o acompanhamento acadêmico que será oferecido pelos docentes do departamento aos alunos do bacharelado em astronomia.

Esta orientação acadêmica é de extrema importância para o aluno no processo de escolha das disciplinas optativas, que definirão a vertente do curso mais adequada para sua vocação. Além disso, o papel do tutor é importante para acompanhar o desempenho acadêmico e eventuais dificuldades com as disciplinas. O tutor também poderá auxiliar o estudante, através de um estudo dirigido, para que um aprofundamento nas áreas de interesse possa ser atingido.

6. Laboratórios e Salas de IC

São disponibilizados aos alunos de graduação três laboratórios didáticos: informática (sala A304), experimental (F207) e observacional (cúpula no Bloco G). Nesses laboratórios são desenvolvidas as atividades práticas relacionadas com as disciplinas do curso. Os alunos também podem utilizar essa infraestrutura para realizar seus projetos de pesquisa.

Os estudantes também poderão acompanhar, em tempo real, as observações conduzidas pelos pesquisadores do AGA no telescópio SOAR, que fica em La Silla (Chile). Esse acompanhamento pode ser feito através de nossa Estação de Observação Remota – SOAR, sala E301.

Os alunos que desejarem estudar “em grupo”, além de utilizar as salas específicas da Biblioteca do IAG, encontrarão disponíveis dois espaços de estudo, que foram alocados entre os Blocos E e F, nos 2º e 3º andares. Mas atenção ao SILÊNCIO nesses locais, pois pesquisadores trabalham nas salas ao lado.

7. Oportunidades de Bolsas de Pesquisa

Alunos da graduação são fortemente incentivados a realizar uma Iniciação Científica (IC), ou seja, um projeto de pesquisa desenvolvido pelo estudante, sob orientação de um docente.

Anualmente, a Comissão de Pesquisa organiza o Simpósio de IC do IAG, onde os trabalhos das três áreas são expostos através da apresentação de painéis. Esses trabalhos também podem (e devem!) ser apresentados no Simpósio Internacional de IC organizado pela USP, que ocorre na Capital ou nos campi do interior de São Paulo.

As pró-reitorias oferecem Bolsas de Iniciação Científica aos alunos de graduação. É importante lembrar que as bolsas são atribuídas aos estudantes com melhor desempenho acadêmico. Assim, evite reprovações e estude para obter boas notas!!

Para alunos dos primeiros anos (principalmente aqueles com dificuldades sócio-econômicas) existem as bolsas do programa “Ensinar com Pesquisa” e do programa “Ensinar com Cultura”.

Você também poderá se candidatar a uma Bolsa de Monitoria. Todos os semestres são selecionados monitores para auxiliar os professores em tarefas como plantão de dúvidas; correções de listas de exercícios; manutenção de página web etc.

8. Atividades Práticas e Projetos

O curso de Astronomia proporcionará aos seus alunos a realização de uma série de atividades práticas e projetos (extracurriculares), que os aproximem ao máximo da realidade profissional:

- Laboratório de Astronomia (bancada óptica, espectroscopia).
- Laboratório de Informática.
- Seminários de Iniciação Científica, oferecidos semanalmente pelo AGA, para que os docentes e pós-doutores divulguem seu trabalho de pesquisa em linguagem acessível aos alunos de graduação.
- Missões observacionais (“trabalho de campo”): Observatórios do IAG (CUASO e Observatório Abrahão de Morais, em Valinhos, SP), Atividades Observacionais com o Projeto Telescópios na Escola.
- Excursões Didáticas: Observatório do Pico dos Dias (Brazópolis, MG); Radio-observatório de Itapetinga (Atibaia, SP); Planetário do Ibirapuera, Museu de Ciências Catavento.
- Acompanhamento de Observações do SOAR (Observatório em Cherro Pachon, Chile) na Estação de Observações Remotas do IAG.
- Participação nas reuniões anuais da Sociedade Astronômica Brasileira, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos projetos de Iniciação à Pesquisa.
- Mobilidade Estudantil Internacional – estágios supervisionados no Observatório Gemini no Chile (até três meses – Bolsa Santander /Países Ibéricos). O Brasil participa do consórcio Gemini, que tem 2 telescópios de 8m de diâmetro, um no Chile e outro no Havaí.

9. Mercado de trabalho

O curso conta com uma forte componente de atividades práticas, em laboratórios e observatórios, bem como no desenvolvimento de projetos acadêmicos com orientação de docentes do IAG (Iniciação à Pesquisa Científica) ou estágios (não obrigatórios) em observatórios, instituições e empresas relacionadas com desenvolvimento de tecnologia avançada.
Desta forma, além de habilitar o egresso a seguir uma pós-graduação, este curso capacita o profissional para atuar de forma multidisciplinar no desenvolvimento de projetos instrumentais e tecnológicos.
Por sua formação voltada para a formulação e resolução de problemas, o profissional também poderá obter colocações no mercado de trabalho na área de difusão científica (museus, planetários, ensino, jornalismo científico), na área de informática (tratamento e análise de imagens, bancos de dados, sistemas de automação e controle) ou em outras áreas que tais conhecimentos podem ser aplicados.
O caráter interdisciplinar do curso prepara o bacharel para diversas possibilidades de atuação: Observatórios; Institutos de Pesquisa; Empresas de tecnologia avançada; Orgãos Governamentais; Difusão: Imprensa, Museus, Planetários etc.

10. Fale conosco

Email: secret @ astro.iag.usp.br
Endereço: Departamento de Astronomia, Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária
Telefone: (11) 30912710/30912814